Pular para o conteúdo principal

BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE OS JOGOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Os jogos na Educação Física 🏃🏄🎲🎳🎾

 Prof. Márcio C. J. Ferreira

Os jogos são expressões da cultura corporal e são marcados pela flexibilidade das suas regras, pois durante a prática podem ser realizados diversos acordos para que seu objetivo seja atingido (como número de jogadores, tamanho do espaço, tempo do jogo, quantidade de pontos etc.). Seybold, 1983 Apud Valduga ensina que o jogo deve ser colocado em uma posição de “não aniquilamento” do adversário, devendo ser desestimulado a ambição egoísta durante as ações, mas algumas habilidades e aptidões, com certeza, surgirão durante o desenvolvimento dos jogos.

Esta manifestação recebe o carimbo da ludicidade, ou seja, o prazer pela prática e revela-se diante de muitas classificações, como jogos cooperativos, competitivos, simbólicos, pré-desportivos, eletrônicos, de salão dentre outros.

Com certeza os jogos estimulam a criatividade e desenvolvem diferentes capacidades psicomotoras, por isso, a Educação Física tem nestas práticas inúmeras possibilidades de oferecer aos alunos experiências maravilhosas em diversos campos do conhecimento. Então, vamos jogar?

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE ESPORTE E JOGO?

Muitas pessoas confundem o verdadeiro significado entre os esportes e os jogos. As duas práticas citadas são importantes manifestações da cultura humana, dentro da Educação Física elas fazem parte da "Cultura Corporal". Vamos pontuar as diferenças: Os jogos são manifestações lúdicas, onde as regras são um acordo realizado entre os participantes levando em conta o número de participantes, local onde será realizado o jogo, materiais disponíveis etc. Alguns autores classificam os jogos em jogos populares, jogos cooperativos, jogos simbólicos, jogos pré-desportivos entre outros; os esportes são práticas corporais onde o conjunto de regras é mais rígido, normalmente codificado. Outro ponto marcante dos esportes é a a subordinação dos atletas, clubes e seleções às instituições como Federações, Confederações, Ligas, Associações etc. Os campeonatos mundiais e os Jogos olímpicos, por exemplo, só existem porque as regras dos esportes que fazem partes dessas competições são unificadas e...

BREVE CONSIDERAÇÕES SOBRE A GINÁSTICA

  A GINÁSTICA POSSUI DIVERSAS RAÍZES HISTÓRICAS, DENTRE ELAS PODEMOS DESTACAR O SEU DESENVOLVIMENTO NA CULTURA GREGA DA ANTIGUIDADE SENDO TRATADA COMO "A ARTE DE FORTIFICAR O CORPO". PARA EFEITOS DIDÁTICOS A GINÁSTICA POSSUI UMA CLASSIFICAÇÃO SIMPLES, QUAL SEJA: GINÁSTICA COMPETITIVA E GINÁSTICA NÃO COMPETITIVA. DENTRO DA GINÁSTICA COMPETITIVA PODEMOS DESTACAR A GINÁSTICA ARTÍSTICA, GINÁTICA RÍTMICA E GINÁSTICA DE TRAMPOLIM. JÁ A NUANCE NÃO COMPETITIVA PODE SER DIVIDIDA EM GINÁSTICA GERAL, GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO E GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL.  NO BRASIL A EDUCAÇÃO FÍSICA FOI, POR MUITO TEMPO, CONHECIDA COMO AULAS DE GINÁSTICA, ISTO PORQUE AS ESCOLAS EUROPEIAS, OU MELHOR, MOVIMENTOS GINÁSTICOS EUROPEUS DO SÉCULO XIX, INFLUENCIARAM MUITO AS TENDENCIAS MILITARISTAS E HIGIENISTAS QUE DOMINARAM AS PRATICAS CORPORAIS NAS ESCOLAS ATÉ O FINAL DA DÉCADA DE 40.  ATUALMENTE A GINÁSTICA ASSUME MUITOS ASPECTOS METODOLOGICOS MODERNOS, MAS COM A ESSÊNCIA DO PASSAD...

PROJETO "Escola de Guerreiros" . Jiu Jitsu para os alunos do C. E CIDADE OPERÁRIA II.SÃO LUIS-MA

PROJETO "Escola de Guerreiros" . Jiu Jitsu para os alunos do C. E CIDADE OPERÁRIA 11