Pular para o conteúdo principal

PROTAGONISMO JUVENIL

 Diante do novo cenário educacional que se apresenta, principalmente por conta da pandemia, temos que refletir sobre o papel do aluno em alguns cenários antes não frequentados por estes membros da comunidade escolar. O futuro aponta para a escola de itinerários formativos ( já é realidade no ensino médio), e uma participação mais efetiva da juventude no processo de formação integral. Trata-se de algo inegável e inadiável: o conhecimento não pode mais entrar "goela abaixo" em nossos alunos, eles não são sacos vazios!

Por isso, a sala de aula -virtual ou não- deve ser um espaço de construção a partir de referenciais já balizados pelas diversas áreas de conhecimento, contudo, jamais devem ser desenvolvidas em um modelo fabril, reprodutivista e engessado. 

VAMOS DE #PROTAGONISMO JUVENIL!

                     


                 Fonte da imagem:https://legado.educacaoeparticipacao.org.br/oficinas/32197/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE ESPORTE E JOGO?

Muitas pessoas confundem o verdadeiro significado entre os esportes e os jogos. As duas práticas citadas são importantes manifestações da cultura humana, dentro da Educação Física elas fazem parte da "Cultura Corporal". Vamos pontuar as diferenças: Os jogos são manifestações lúdicas, onde as regras são um acordo realizado entre os participantes levando em conta o número de participantes, local onde será realizado o jogo, materiais disponíveis etc. Alguns autores classificam os jogos em jogos populares, jogos cooperativos, jogos simbólicos, jogos pré-desportivos entre outros; os esportes são práticas corporais onde o conjunto de regras é mais rígido, normalmente codificado. Outro ponto marcante dos esportes é a a subordinação dos atletas, clubes e seleções às instituições como Federações, Confederações, Ligas, Associações etc. Os campeonatos mundiais e os Jogos olímpicos, por exemplo, só existem porque as regras dos esportes que fazem partes dessas competições são unificadas e...

BREVE CONSIDERAÇÕES SOBRE A GINÁSTICA

  A GINÁSTICA POSSUI DIVERSAS RAÍZES HISTÓRICAS, DENTRE ELAS PODEMOS DESTACAR O SEU DESENVOLVIMENTO NA CULTURA GREGA DA ANTIGUIDADE SENDO TRATADA COMO "A ARTE DE FORTIFICAR O CORPO". PARA EFEITOS DIDÁTICOS A GINÁSTICA POSSUI UMA CLASSIFICAÇÃO SIMPLES, QUAL SEJA: GINÁSTICA COMPETITIVA E GINÁSTICA NÃO COMPETITIVA. DENTRO DA GINÁSTICA COMPETITIVA PODEMOS DESTACAR A GINÁSTICA ARTÍSTICA, GINÁTICA RÍTMICA E GINÁSTICA DE TRAMPOLIM. JÁ A NUANCE NÃO COMPETITIVA PODE SER DIVIDIDA EM GINÁSTICA GERAL, GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO E GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL.  NO BRASIL A EDUCAÇÃO FÍSICA FOI, POR MUITO TEMPO, CONHECIDA COMO AULAS DE GINÁSTICA, ISTO PORQUE AS ESCOLAS EUROPEIAS, OU MELHOR, MOVIMENTOS GINÁSTICOS EUROPEUS DO SÉCULO XIX, INFLUENCIARAM MUITO AS TENDENCIAS MILITARISTAS E HIGIENISTAS QUE DOMINARAM AS PRATICAS CORPORAIS NAS ESCOLAS ATÉ O FINAL DA DÉCADA DE 40.  ATUALMENTE A GINÁSTICA ASSUME MUITOS ASPECTOS METODOLOGICOS MODERNOS, MAS COM A ESSÊNCIA DO PASSAD...

PROJETO "Escola de Guerreiros" . Jiu Jitsu para os alunos do C. E CIDADE OPERÁRIA II.SÃO LUIS-MA

PROJETO "Escola de Guerreiros" . Jiu Jitsu para os alunos do C. E CIDADE OPERÁRIA 11