Pular para o conteúdo principal

BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE OS JOGOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Os jogos na Educação Física 🏃🏄🎲🎳🎾

 Prof. Márcio C. J. Ferreira

Os jogos são expressões da cultura corporal e são marcados pela flexibilidade das suas regras, pois durante a prática podem ser realizados diversos acordos para que seu objetivo seja atingido (como número de jogadores, tamanho do espaço, tempo do jogo, quantidade de pontos etc.). Seybold, 1983 Apud Valduga ensina que o jogo deve ser colocado em uma posição de “não aniquilamento” do adversário, devendo ser desestimulado a ambição egoísta durante as ações, mas algumas habilidades e aptidões, com certeza, surgirão durante o desenvolvimento dos jogos.

Esta manifestação recebe o carimbo da ludicidade, ou seja, o prazer pela prática e revela-se diante de muitas classificações, como jogos cooperativos, competitivos, simbólicos, pré-desportivos, eletrônicos, de salão dentre outros.

Com certeza os jogos estimulam a criatividade e desenvolvem diferentes capacidades psicomotoras, por isso, a Educação Física tem nestas práticas inúmeras possibilidades de oferecer aos alunos experiências maravilhosas em diversos campos do conhecimento. Então, vamos jogar?

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROTAGONISMO JUVENIL

  Diante do novo cenário educacional que se apresenta, principalmente por conta da pandemia, temos que refletir sobre o papel do aluno em alguns cenários antes não frequentados por estes membros da comunidade escolar. O futuro aponta para a escola de itinerários formativos ( já é realidade no ensino médio), e uma participação mais efetiva da juventude no processo de formação integral. Trata-se de algo inegável e inadiável: o conhecimento não pode mais entrar "goela abaixo" em nossos alunos, eles não são sacos vazios! Por isso, a sala de aula -virtual ou não- deve ser um espaço de construção a partir de referenciais já balizados pelas diversas áreas de conhecimento, contudo, jamais devem ser desenvolvidas em um modelo fabril, reprodutivista e engessado.  VAMOS DE #PROTAGONISMO JUVENIL!                                        Fonte da imagem:https://legado.educacaoeparticipacao.org...

FEIRÃO DAS DISCIPLINAS ELETIVAS NO C.E CIDADE OPERÁRIA II

  HOJE SERÁ  REALIZADO O FEIRÃO DAS DISCIPLINAS ELETIVAS NO C.E CIDADE OPERÁRIA II. OS ESTUDANTES TERÃO OPORTUNIDADE DE ESCOLHER AS DISCIPLINAS QUE IRÃO CURSAR NAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO ESCOLAR. NÓS APRESENTAMOS, DENTRO DO BLOCO DAS LINGUAGENS, A DISCIPLINA "CURTE E COMPARTILHA: educação e mídias sociais". TEMOS CERTEZA QUE SERÁ  UM SUCESSO.  VEJA O VÍDEO DE APRESENTAÇÃO.

Aula de Introdução às LUTAS. Educação Física - Prof. Márcio Ferreira