Muitas pessoas confundem o verdadeiro significado entre os esportes e os jogos. As duas práticas citadas são importantes manifestações da cultura humana, dentro da Educação Física elas fazem parte da "Cultura Corporal". Vamos pontuar as diferenças:
Os jogos são manifestações lúdicas, onde as regras são um acordo realizado entre os participantes levando em conta o número de participantes, local onde será realizado o jogo, materiais disponíveis etc. Alguns autores classificam os jogos em jogos populares, jogos cooperativos, jogos simbólicos, jogos pré-desportivos entre outros; os esportes são práticas corporais onde o conjunto de regras é mais rígido, normalmente codificado. Outro ponto marcante dos esportes é a a subordinação dos atletas, clubes e seleções às instituições como Federações, Confederações, Ligas, Associações etc. Os campeonatos mundiais e os Jogos olímpicos, por exemplo, só existem porque as regras dos esportes que fazem partes dessas competições são unificadas e existem instituições que administram as modalidades e as competições. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) os esportes podem ser: esportes de marca, esportes de precisão, esportes de invasão, esportes técnico-combinatórios entre outros.
Jogo TACOBOL - Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/6961/quanto-mais-jogos-o-professor-puder-usar-na-educacao-fisica-melhor
Comentários
Postar um comentário