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Postagens

AULA SOBRE INTRODUÇÃO À DANÇA - ESCOLA JACKSON LAGO - TURMA 63

 HOJE REALIZAMOS UMA ATIVIDADE SOBRE INTRODUÇÃO À DANÇA. PESQUISAMOS UM POUCO SOBRE A ORIGEM E OS ELEMENTOS DESTA IMPORTANTE PRÁTICA CORPORAL. ALUNOS: JOANA CABRAL ,MARIA EDUARDA DUARTE, NILTON DAVID, STEPHANNY ARIEL, EMILLY SOUSA,LUANA SOUSA, INGRID VITORIA,HAGATHA,ANALICE MAIA.

PROTAGONISMO JUVENIL

  Diante do novo cenário educacional que se apresenta, principalmente por conta da pandemia, temos que refletir sobre o papel do aluno em alguns cenários antes não frequentados por estes membros da comunidade escolar. O futuro aponta para a escola de itinerários formativos ( já é realidade no ensino médio), e uma participação mais efetiva da juventude no processo de formação integral. Trata-se de algo inegável e inadiável: o conhecimento não pode mais entrar "goela abaixo" em nossos alunos, eles não são sacos vazios! Por isso, a sala de aula -virtual ou não- deve ser um espaço de construção a partir de referenciais já balizados pelas diversas áreas de conhecimento, contudo, jamais devem ser desenvolvidas em um modelo fabril, reprodutivista e engessado.  VAMOS DE #PROTAGONISMO JUVENIL!                                        Fonte da imagem:https://legado.educacaoeparticipacao.org...

Princípios do Treinamento Esportivo - Parte II

🏀🏊🏃🏆    C ontinuando nossas postagens sobre PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO ESPORTEIVO, iremos falar um pouco sobre O PRINCÍPIO DA ADAPTAÇÃO.       O PRINCÍPIO DA ADAPTAÇÃO reforça que, fisiologicamente,  o organismo busca constantemente alcançar o estado de HOMEOSTASE. Este termo se refere a equilíbrio orgânico. Assim, após sofrer um estímulo o organismo responderá sempre de forma proporcional a este. HANS SEYLE (1956) já havia estudado a intensidade dos estímulos e coletou dados que demonstraram ser os Estimulo Fortes e Muito fortes capazes de causar adaptações; os estímulos débeis não provocam nenhuma reação e os estímulos médios provocam excitação celular, mas não são capazes de provocar adaptações.      Segundo o professor Esp. Moises Mendes, os estímulos e fortes e muito fortes são capazes de causar stress e consequentemente ADAPTAÇÃO no organismo. Contudo, ressalta o professor Moises, não devemos exceder os limites.  ENTÃO, NÃO...

FEIRÃO DAS DISCIPLINAS ELETIVAS NO C.E CIDADE OPERÁRIA II

  HOJE SERÁ  REALIZADO O FEIRÃO DAS DISCIPLINAS ELETIVAS NO C.E CIDADE OPERÁRIA II. OS ESTUDANTES TERÃO OPORTUNIDADE DE ESCOLHER AS DISCIPLINAS QUE IRÃO CURSAR NAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO ESCOLAR. NÓS APRESENTAMOS, DENTRO DO BLOCO DAS LINGUAGENS, A DISCIPLINA "CURTE E COMPARTILHA: educação e mídias sociais". TEMOS CERTEZA QUE SERÁ  UM SUCESSO.  VEJA O VÍDEO DE APRESENTAÇÃO.

PRINCIPIOS DO TREINAMENTO ESPORTIVO - PARTE 1

  Os princípios do treinamento esportivo são postulados científicos que devem nortear o planejamento e a execução de determinados treinos nas mais variadas modalidades de exercícios físicos, sendo estas competitivas ou não. É inevitável associarmos os princípios do treinamento ao desporto de rendimento, contudo, não podemos descartar a sua aplicação em atividades amadoras, principalmente de exercícios resistidos.  O primeiro princípio que destacamos hoje é a INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA. Basicamente este princípio demonstra que as pessoas reagem de forma diferente aos estímulos, devendo ser respeitado todos os aspectos biológicos acerca de cada indivíduo, como: idade, sexo, composição corporal, biótipo e genótipo.  Em outra postagem colocarei um resumo sobre outros princípios do treinamento esportivo. Até já! Fonte da imagem:  https://www.fundesporte.ms.gov.br/periodizacao-no-treinamento-desportivo-sera-tratada-em-curso-on-line-nesta-terca-feira/

BREVE CONSIDERAÇÕES SOBRE A GINÁSTICA

  A GINÁSTICA POSSUI DIVERSAS RAÍZES HISTÓRICAS, DENTRE ELAS PODEMOS DESTACAR O SEU DESENVOLVIMENTO NA CULTURA GREGA DA ANTIGUIDADE SENDO TRATADA COMO "A ARTE DE FORTIFICAR O CORPO". PARA EFEITOS DIDÁTICOS A GINÁSTICA POSSUI UMA CLASSIFICAÇÃO SIMPLES, QUAL SEJA: GINÁSTICA COMPETITIVA E GINÁSTICA NÃO COMPETITIVA. DENTRO DA GINÁSTICA COMPETITIVA PODEMOS DESTACAR A GINÁSTICA ARTÍSTICA, GINÁTICA RÍTMICA E GINÁSTICA DE TRAMPOLIM. JÁ A NUANCE NÃO COMPETITIVA PODE SER DIVIDIDA EM GINÁSTICA GERAL, GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO E GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL.  NO BRASIL A EDUCAÇÃO FÍSICA FOI, POR MUITO TEMPO, CONHECIDA COMO AULAS DE GINÁSTICA, ISTO PORQUE AS ESCOLAS EUROPEIAS, OU MELHOR, MOVIMENTOS GINÁSTICOS EUROPEUS DO SÉCULO XIX, INFLUENCIARAM MUITO AS TENDENCIAS MILITARISTAS E HIGIENISTAS QUE DOMINARAM AS PRATICAS CORPORAIS NAS ESCOLAS ATÉ O FINAL DA DÉCADA DE 40.  ATUALMENTE A GINÁSTICA ASSUME MUITOS ASPECTOS METODOLOGICOS MODERNOS, MAS COM A ESSÊNCIA DO PASSAD...

BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE OS JOGOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA

  Os jogos na Educação Física 🏃🏄🎲🎳🎾  Prof. Márcio C. J. Ferreira Os jogos são expressões da cultura corporal e são marcados pela flexibilidade das suas regras, pois durante a prática podem ser realizados diversos acordos para que seu objetivo seja atingido (como número de jogadores, tamanho do espaço, tempo do jogo, quantidade de pontos etc.). Seybold, 1983 Apud Valduga ensina que o jogo deve ser colocado em uma posição de “não aniquilamento” do adversário, devendo ser desestimulado a ambição egoísta durante as ações, mas algumas habilidades e aptidões, com certeza, surgirão durante o desenvolvimento dos jogos. Esta manifestação recebe o carimbo da ludicidade, ou seja, o prazer pela prática e revela-se diante de muitas classificações, como jogos cooperativos, competitivos, simbólicos, pré-desportivos, eletrônicos, de salão dentre outros. Com certeza os jogos estimulam a criatividade e desenvolvem diferentes capacidades psicomotoras, por isso, a Educação Física tem...